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História da Cîroc

VODKA CÎROC


Poderia uma vodca feita de uvas francesas fazer tanto sucesso? Poderia e aconteceu com a marca francesa CÎROC, que se tornou um dos maiores casos de sucesso nesse setor presença constante nos ambientes mais badalados e descolados do mundo. O fato de ser feita de uva e, sobretudo, na França, país-ícone do luxo, já confere à CÎROC uma elegância, complementada também por sua garrafa, que lembra os frascos criados por perfumistas.

 

 

A História

 

Jean-Sébastien Robicquet, enólogo francês da região de Bordeaux, tinha tudo para ser um bom produtor de vinho ou, no mínimo, de conhaque. Isso porque a história de sua família está intimamente ligada à produção dessas duas bebidas há mais de 400 anos. Mas esse não foi o caminho trilhado pelo empresário. Ele subverteu todas as regras da sua família e optou por dar um toque de modernidade no tradicional negócio familiar, ao aproveitar as uvas cultivadas no terroir localizado na pequena cidade de Gaillac para produzir vodca, uma bebida tradicionalmente destilada de grãos e batatas. Para tanto, o francês misturou técnicas desenvolvidas por monges beneditinos no século 10 com tecnologia de ponta.

 A CÎROC começou a nascer em 2001 quando ele fundou a Euro Wine Gate, empresa especializada na criação, inovação e distribuição de vinhos e destilados contemporâneos, e teve a idéia de explorar a uva de outras formas. Primeiro veio uma tequila, que chamou a atenção da Diageo, gigante inglesa do setor de bebidas alcoólicas. Pouco depois, em 2003, foi à vez da CÎROC, lançada primeiramente no mercado americano em parceria com a Diageo. A vodca rapidamente se tornou um verdadeiro “hit” entre uma clientela urbana que freqüentava casas noturnas descoladas em cidades como Miami e Atlanta.

 O nome de CÎROC uma clara alusão a Gaillac, região onde são produzidas uvas nas mais altas altitudes e os mais nobres vinhos franceses. Cada 10 quilos de uva rendem 4,5 litros de vinho que, destilados por cinco vezes e fermentados a frio, entre 16ºC e 18ºC, diferentemente das outras vodcas, garantem um litro da bebida. As cepas utilizadas são a Ugni Blanc (95%) e a Mauzac Blanc (5%) das proximidades de Gaillac e Cognac, sudoeste da França, e cultivadas a 300 metros de altitude. Essa combinação única e o fato de serem colhidas de madrugada, quando as temperaturas são mais baixas, foram descobertas de Robicquet, que passou dois anos fazendo pesquisas.

 

O Marketing

O principal marketing da bebida inicialmente foi sua composição à base de uvas. Pode parecer estranho, mas, a rigor, segundo a legislação da Comunidade Européia, vodca é um destilado feito a partir de qualquer produto de origem agrícola. Elaborar drinques alterando as texturas dos ingredientes foi outra tática adotada pela empresa para fazer da CÎROC sinônimo de bebida “descolada”.

A CÎROC chegou ao Brasil em 2005 e rapidamente seu consumo se tornou um hábito em restaurantes e casas noturnas mais badaladas e exclusivas do país. Para se ter idéia, a boate Pink Elephant, reduto dos bem-nascidos de São Paulo, vende sozinha cerca de mil garrafas por mês.

Em 2007, um rapper americano passou a ser o embaixador e garoto-propaganda da marca. Em poucos anos no mercado sua história tornou-se emblemática no mundo das bebidas. Afinal, em um segmento no qual a tradição é fundamental, a CÎROC, praticamente uma novata, já conquistou mais de 40 países.

 

 

Em 2010 Cîroc lançou dois novos sabores no mercado: Coco e Framboesa com Morango. No ano seguinte, lançou a Cîroc sabor pêssego, que ficou conhecida como o maior sucesso de todos os tempos da multinacional Diageo nos Estados Unidos.  

 

Premiações

Com apenas 10 anos no mercado mundial, a Cîroc já acumula importantes prêmios em seu currículo. Em 2010 a vodka Cîroc foi reconhecida como “A Bebida do Ano” pela Market Watch Magazine. No mesmo ano, ganhou a medalha mais importante da renomada competição San Francisco World Spirits Competition Award, que destacou a qualidade peculiar e as técnicas inovadoras na produção da vodka Cîroc. A vodka Cîroc recebeu também o status de “altamente recomendável” ao ser avaliado pela Beverage Testing Institute.

Fonte: mundo das marcas





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